quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Azul X Rosa: cor de menino e menina?



"Rosa é cor de mulherzinha." Sabe quem inventou isso? A mesma pessoa, ou pessoas, que inventaram que preto é cor de luto, verde é esperança, vermelho é amor e assim por diante.  Isso se chama convenção, e não necessariamente representa a verdade.
A história do rosa ser uma cor feminina e da cor azul ser masculina é antiga e parece absurda: Até meados do século 19, a cor das crianças era o branco. Nem meninos nem meninas, crianças. Até os 6 ou 7 anos de idade toda criança, independente do sexo, usava um "vestido" branco, da mesma cor das fraldas, simplesmente por ser mais prático, porque se pode lavar roupa branca com alvejante - pode acreditar, esse detalhe faz toda a diferença para as mães! A partir de então, o rosa, o azul e outras cores pastéis começaram a ser usadas por bebês e crianças, mas ainda assim sem distinção de gênero.
Acontece que o ser humano foi ficando cada vez mais visual e imediatista e passou a ser mais importante saber o sexo da criança "só de olhar". Nessa época foi instituído que meninos (isso mesmo, meninos!) deveriam usar cor-de-rosa, considerada uma cor mais forte e meninas deveriam usar azul, mais delicado e gracioso.
Na mesma época, em outras partes do mundo, foram adotados valores da Era pré-cristã quando o azul era associado a espíritos do bem e, portanto, mais indicados para os preciosos meninos; já as meninas eram vestidas de preto, cor da fertilidade na cultura oriental. Mais ou menos na 1ª Guerra Mundial, inspirados por uma lenda europeia que dizia que meninas nascem de rosas e meninos de repolhos azuis, o rosa começou a ser associado à feminilidade. Em meio a várias mudanças culturais e comportamentais, no fim do século 20, vimos acontecer a revolução feminista, quando as mães se recusavam a vestir as filhas de rosa na tentativa de "quebrar" os estereótipos. Deu no que deu, e o rosa ficou cada vez mais marcado como cor feminina.
Desde a década de 80 a prioridade passou a ser a variedade de cores, com vários tons e intensidades. O verde e o amarelo passam a ser cores consideradas neutras para bebês; mulheres começaram a usar azul sem preconceito e homens a usar rosa (não tão sem preconceito assim). Ao passar dos anos, passou a fazer cada vez menos sentido definir alguém pelas cores que ela usa. Hoje em dia, meninas vestem azul, verde, preto... Assim como meninos, que também usam roxo, vermelho e, por que não, rosa.
Sejamos sensatos, a menos que você acredite mesmo que meninos nascem de repolhos azuis, usar rosa não vai afetar em nada a sua virilidade.  E, quer saber, é bem provável que, se você usar uma blusa cor-de-rosa, a mulherada comente sobre como a cor caiu bem em você. Uma boa dica para não errar a mão é começar pelo básico: jeans, sapa tênis, um cinto e uma camiseta ou camiseta rosa. Com uma jaqueta por cima, fica ainda melhor. Simples, não? Por isso, na próxima vez em que for comprar uma roupa, não descarte uma peça só pela cor. A gente já passou dessa época!

Por Blog MEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário