terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cães e Gatos


Por que os cachorros balançam o rabo? O zootecnista Alexandre Rossi explica que os movimentos do rabo do cachorro são formas de comunicação. "Existem várias maneiras de se balançar o rabo e cada uma tem um significado", acrescenta. De acordo com ele, a mensagem deste ato deve ser sempre interpretada dentro de um contexto, podendo indicar dominância, submissão e medo. "Ao contrário do se acha, o cão pode balançar o rabo até antes de atacar alguém", ressalta o especialista.   Como os gatos enxergam no escuro? Eles não enxergam. Eles enxergam melhor que nós em ambientes com pouca luz pois são capazes de fazer refletir raios de luz bom fracos. Quando eles aparecem brilhando no escuro, seus olhos estão refletindo a pouca luminosidade do ambiente aparentemente escuro. E seus olhos são posicionados mais à frente em relação às suas cabeças do que os nossos, o que lhes dá um campo de visão mais abrangente.  
É verdade que cão que ladra não morde?
É mais seguro não confiar nesse velho ditado. "Só o dono consegue interpretar o latido do cachorro", afirma Hannelore Fuchs, veterinária, psicóloga e especialista em comportamento animal, de São Paulo. "É claro que o cão que late pode morder, especialmente se for desafiado". E saber as reais intenções do bicho é muito difícil. Quando os cachorros estão bravos, o pêlo das costas fica eriçado e as orelhas em pé. Mas, se o totó for de uma raça com as orelhas caídas e de pêlo longo, infelizmente , não dá para perceber isso. Portanto, o melhor mesmo é passar longe. E nem sempre o rabinho balançando é sinal de amizade. "Ele pode mexer a cauda numa reação a uma situação de conflito, decidindo se vai atacar ou não", explica Fuchs.
  Por que cães e gatos brigam? O cão tem natureza predatória e reage instintivamente a determinados estímulos de animais que se comportam como presas. Os movimentos bruscos e rápidos do gato despertam o instinto predatório do cachorro. Com a convivência, o gato pode aprender seus limites para ?provocar? o cachorro. Quanto menos medo o animal tiver do cão, menor é a chance de ele ser atacado.  
Por que dizem que os gatos têm sete vidas?
De acordo com a veterinária Isabela Lazzari Gomes Neves, o costume de se dizer que os gatos têm 7 vidas provavelmente deriva de determinadas particularidades anatômicas e fisiológicas desses animais. "O tamanho e a conformação dos músculos dos gatos, maiores que dos cães, permitem que os gatos dêem saltos bastante ousados", argumenta a veterinária. "Além disso, eles são exímios equilibristas". Essas características, aliadas a uma grande flexibilidade, agilidade, destreza, garras afiadas, visão e audição aguçadas, permitem que os felinos se safem de muitas situações adversas. Daí, provavelmente, o costume de dizer que eles têm várias vidas. A escolha do "7", por sua vez, se dá pelo fato de este ser um número cabalístico: o 7º dia foi o do descanso de Deus após a criação do universo, são 7 os pecados capitais, as notas musicais e as cores do arco-íris. Na numerologia, ainda, representa a junção do material (4) com o espiritual (3).
  Por que o gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acossado? Essa é uma demonstração de medo. O animal se arqueia para mostrar que é maior e mais perigoso. Assim pode afugentar o inimigo.   Por que o gato ronrona? O animal faz vibrar suas cordas vocais de maneira que o som produzido indique que ele está satisfeito e feliz. Da mesma forma, o gato exprime, por meio de sons, outros sentimentos, como raiva e fome.   Por que os cachorros dão voltas antes de deitar? É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.   Por que os cachorros levantam a perna para fazer xixi? A explicação mais aceita é que o cachorro usa o xixi para demarcar seu território. Quando levanta a perna, o jato da urina alcança uma área maior. Outra explicação está relacionada aos hormônios: cachorrinhos que tenham sido castrados com menos de 4 meses de idade não levantam a perna.  
Por que os cães estão sempre com a língua para fora?
Os peludos podem até parecer felizes com o linguão de fora, mas na verdade estão morrendo de calor. É que, ao contrário da gente, os cachorros não transpiram pela pele, mas tentam diminuir a temperatura do corpo por meio da respiração. "Quando o animal fica com a boca aberta, acontece uma troca de calor. O ar quente é disperso e substituído por um ar mais frio, o que ajuda a refrescá-lo", explica o veterinário Sandro Corumba, de Santo André (SP). Os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, entre as "almofadinhas" que recobrem seus dedos. Nos dias quentes, elas ficam mais úmidas por causa do suor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário