sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

2º DOMINGO DE DEZEMBRO, DIA DA BÍBLIA.


O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas titucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga. Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.Bíblia vem da palavra grega biblos, que significa coleção de pequenos livros Sagrados. Foi escrita por aproximadamente 40 autores, em um período de 16 séculos, por pessoas de épocas e culturas diferentes.A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento, a Bíblia contem 39 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento, perfazendo assim, um total de 66 livros, com 1.189 capítulos e 31.173 versículos, inspirados pelo Espírito Santo de Deus, é o Livro mais antigo, porém o mais atualizado; os materiais de escrita foram o papiro e o pergaminho.O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e algumas partes em aramaico, como alguns capítulos de Esdras, Daniel e Jeremias.  O Novo Testamento foi escrito em grego.
O Antigo Testamento está dividido em: Pentateuco, História, Poesia, Profetas Maiores e Profetas Menores.  O Novo Testamento está dividido em: Evangelhos, História, Cartas Doutrinárias e Profecia. Foi traduzida em português por João Ferreira de Almeida no ano de 1.681.A Bíblia Sagrada da editora Paulus, utilizada pela Igreja Católica, contem 73 livros, ou seja, 07 livros a mais (Tobias, Judite, Baruc, Sabedoria, Eclesiástico, 1Macabeus e 2Macabeus).A Bíblia Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, da editora Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová), contem os mesmos 66 livros, porem com alguns textos traduzidos diferentemente dos originais hebraico e grego, (ex: Êx 3.14 Lc 23.43 Jo 1.1 2Co 13.14 e etc.) por não conhecerem bem a língua (segundo Raimundo F. de Oliveira, em seu livro Seitas e Heresias: um sinal dos Tempos, Rio de Janeiro: CPAD, 1987, P. 98-99).A Bíblia é o livro dos séculos (Sl 119.89), toda inspirada (2Tm 3.16), digna de confiança (1Rs 8.56), pura (Sl 19.8), perfeita (Sl 19.7), verdadeira (Sl 119.142).
Reginaldo Natur



Nenhum comentário:

Postar um comentário