quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Qual a função do Diácono?


“E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra”. (At 6.2-4)

Diácono: do gr. diakonos, servidor. Ministério eclesiástico instituído pelos apóstolos para: a) socorrer os necessitados; b) servir às mesas; e c) manter a boa ordem na casa de Deus (At 6.1-6). Em suas funções básicas os diáconos atuam como ajudantes da igreja, proporcionando ao pastor o tempo necessário à oração, preparação de sermões, visitação e etc. No entanto a palavra grega diakonos da qual se origina, é encontrada carca de 30 vezes na Bíblia. No mundo grego a palavra era utilizada para descrever o trabalho de um escravo ou servidor religioso. Quando a igreja do NT estabeleceu a diaconía foi para suprir necessidades sociais e administrativas. Na igreja de hoje, os diáconos não é simplesmente para vestir seu terno e se assentar no “púlpito”; ele é para ajudar no decorrer do culto, é para recepcionar, ajudar nas acomodações, vê o que está precisando ser corrigido nas instalações da igreja, evangelizar, visitar, participar dos cultos, principalmente os de doutrinas e ceias, etc., ou seja, é para ajudar o seu pastor e/ou seu dirigente. Então ser um diácono não é “status” como muitos pensam; é responsabilidade e serviço.
Por: Reginaldo Natur
Referência:
Bíblia Sagrada, SBB, 2005; Dicionário Teológico de Claudionor de Andrade, CPAD, 2007; Dicionário Bíblico de João Batista, Didática Paulista, 2006.

Um comentário:

  1. Pois é eu acho que poderia haver um estudo na igreja sobre a função de cada cargo, isso aberto para todos ou num culto de doutrina...

    ResponderExcluir