terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Bíblia e suas “contradições”


A Bíblia por ser um livro inspirado pelo Espírito Santo não é um livro comum, por esta razão não está na sua ordem cronológica, porque Deus não queria contar uma história, e sim mostrar o plano da salvação para a humanidade. Se estivesse na ordem cronológica, a primeira referência seria João 1.1; a segunda Salmo 90.2; a terceira Gênesis 1.1 e et.
Há também alguns erros dos copistas como, por exemplo, 2 Samuel 8.4 Davi capturou 1.700 cavaleiros, ou foram 7.000 como diz 1 Crônicas 18.4?
Resposta: Trata-se, sem dúvida, de um erro de copista. Provavelmente um dos copistas mais antigos tenham inadvertidamente omitido a palavra “carros”, que encontramos em algumas traduções. Isso, por sua vez, criou um problema para um copista posterior, que reconheceu não ser correto no hebraico escrever “um mil e sete mil cavaleiros”, reduzindo então, por sua conta o segundo “mil” a “centenas”, o que resultou em “mil e setecentos”, redação que encontramos em 2 Samuel 8.4. Provavelmente a passagem de 1 Crônicas mantem o número correto.
Outro exemplo, 2 Reis 8.26 Tinha Acazias 22 ou 42 anos de idade quando começou a reinar em Judá?
Resposta: Trata-se com toda certeza de mais um erro de copista, e há base suficiente para se demonstrar que Acazias tinha 22 anos quando começou a reinar em Judá. Em 2 Reis 8.17, vemos que Jeorão, filho de Josafá e pai de Acazias, tinha 32 anos quando se fez rei. Jeorão morreu com a idade de 40 anos, oito anos depois de começar a reinar. Consequentemente, o seu filho Acazias não poderia estar com a idade de 42 anos ao assumir o reinado após a morte do seu pai; caso contrário ele estaria com uma idade maior do que a de seu pai.
Portanto, quando encontramos alguma dificuldade na Bíblia como a ordem de textos, é porque a Bíblia, como já mencionamos, não está na ordem cronológica ou houve algum erro de copista; mas isso em hipótese alguma, altera a autenticidade e a real mensagem da Palavra de Deus à humanidade. A Bíblia nunca se contradiz, afinal ela é o livro dos séculos (Sl. 119.89; 1Pe 1.25) divinamente inspirada (Jr. 36.2; 2Tm 3.16; 2Pe. 1.21), poderosa em sua influência (Jr. 5.14; Rm. 1.16; Ef. 6.17; Hb. 4.12) absolutamente digna de confiança (1Rs. 8.56; Mt. 5.18; Lc. 21.33), pura (Sl. 19.8), santa, justa e boa (Rm. 7.12), perfeita (Sl. 19.7; Rm. 12.2), verdadeira (Sl. 119.142).
Por: *Reginaldo Natur
Referências:
GEISLER, Norman L; HOWE, Thomas. Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão, 1999. (*Livro que recomendo aos que gostam de ler a Palavra)

Um comentário:

  1. Infelismente os copistas erraram muito, portanto, devemos ler as Escrituras Hebraica,ou em Aramaico, pois elas são as primeiras Escrituras se cumprindo em Romanos 3...

    ResponderExcluir